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quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

 

Prova Análise de Sistemas

1-      O Processo unificado adota o desenvolvimento iterativo e incremental e define as funções do sistema aplicando uma abordagem baseada em cenários denominada modelo de casos de uso (PRESSMAN, 2011). Considerando o modelo incremental de ciclo de vida de software, é correto afirmar que:

 

O primeiro incremento é chamado de núcleo do produto.

 

 

2-      Esta figura representa uma classe do diagrama simplificado do software de controle de pedidos. Assinale a alternativa que descreve o nome das partes da classe, indicadas por círculo azul, de acordo com sua numeração.

 

 (1) Nome da classe (2) Atributos (3) Operações

 

3-      A metodologia utilizada pelo fornecedor para desenvolver o software para a rede de supermercados consiste na utilização de uma metodologia ágil. Qual das alternativas descreve duas das principais características de uma metodologia ágil?

Abordagem adaptativa e geração de pouca documentação

 

4-      A figura a seguir representa um pequeno trecho do diagrama de caso de um software de controle de pedidos em uma rede de materiais de construção. O que é representado pelos balões azuis nesse diagrama?

Caso de uso

 

5-      Em um algoritmo, a declaração de uma variável seve para identificá-la. Qual das alternativas abaixo indica o que deve ser declarado em uma variável.

Atribuir um nome e determinar seu tipo.

6-      Conceitualmente, projeto significa um empreendimento, ou seja, é um trabalho que tem como objetivo a criação de um produto, neste caso, um software, envolvendo um esforço temporário e não repetitivo e um determinado grau de incerteza na sua realização. Esse trabalho normalmente executado por pessoas e está condicionado a prazo, custo, escopo e qualidade, como qualquer empreendimento. Essas atividades precisam ser planejadas, programadas, monitoradas e controladas. De Acordo com Martins (2002) e Fernandes (1995), um projeto de software é a junção dos seguintes itens:

Objetivos, Atividades, Prazos, Recursos envolvidos, Risco e Incertezas.

7-      Um novo acionista assumiu a presidência da rede de supermercados e decidiu pela expansão do negócio. Como presidente, solicitou ao diretor de Informática o desenvolvimento de um novo software para o controle financeiro de toda a rede de supermercados. O perfil do novo presidente é convencional, gosta dos projetos muito bem planejados, controlados e documentados. Em uma reunião com o diretor de tecnologia, deixou claro que não gostava de atrasos e não admite exceder o orçamento planejado de R$ 1 milhão em decorrência da incidência de problemas não previstos. Em uma nova e breve conversa com o diretor de tecnologia, o presidente também fez questão de solicitar 3 funções básicas para o novo software: controle de fornecedores, verificação dos saltos bancários e controle dos recebimentos.

Tendo em vista o perfil e as considerações do novo presidente, forneça ao desenvolvedor as seguintes informações: a indicação da metodologia que deverá ser utilizada e os principais motivos (pelo menos 3 motivos), a principal restrição do projeto, qual o plano de gerenciamento que deve ser elaborado mais atenção e detalhe o porquê. Cite também dois exemplos de requisitos funcionais e um exemplo de requisito não funcional e ao fim, faça uma análise das solicitações do gerente financeiro: as necessidades estão claras? Exemplifique.

A metodologia deve ser tradicional, motivada pela documentação abrangente, cultura do cliente e intenso controle. A principal restrição é o orçamento de R$ 1 milhão. O plano de gerenciamento mais importante é o plano de risco, devido a não aceitação de atrasos ocorridos por problemas não identificados. Dois exemplos de requisitos funcionais podem ser: controle de fornecedores, verificação dos saldos bancários, controle dos recebimentos. Um exemplo de requisito não funcional seria a comunicação com os sistemas bancários. Por fim, os requisitos não estão claros. Pois faltam informações como: que tipo de controle há sobre os fornecedores? Financeiros, entrega de produtos? Que tipo de recebimento? Em dinheiro? Em Cartão? Todos?

Como o novo presidente é convencional e gosta dos projetos muito bem planejados e documentados, principais características da metodologia tradicional de desenvolvimento de software e o fato de não aceitar atrasos motivados por problemas indica que o plano de gerenciamento tem que ser muito bem elaborado, para que sejam identificados todos os riscos possíveis e as soluções para que os riscos não se transformem em problemas. A restrição de necessidades do gerente financeiro trata de funções, por esse motivo funcional. O requisito funcional está implícito na solicitação de verificação de saldo bancário.

8-      O Produto desenvolvido para a rede de supermercados está em produção. Alguns dias depois, o cliente solicitou algumas inclusões de novas funcionalidades e correção de um cálculo que apresenta resultados incorretos. Quais tipo de manutenções deve ser aplicados, respectivamente?

Perfectiva e Corretiva.

 

Prova Banco de dados

1-      Identifique as entidades no modelo entidade-relacionamento abaixo:

Cartões, Clientes, Contas, Linhas de empréstimo, Talões(cheque)

2-      Pedro foi contratado como desenvolvedor de software de uma empresa. Em seu primeiro dia de trabalho ele se deparou com o MER(Modelo Entidade-Relacionamento), que representa os dados de um sistema de controle de malotes. Foi solicitado a Pedro relatório para o sistema contendo APENAS os seguintes dados: a matrícula de todos os funcionários que enviaram os malotes, o código dos malotes enviados, a data de envio do malote e a situação dos malotes. Para a geração do relatório, Pedro tem que fazer uma consulta utilizando o comando SELECT da linguagem SQL

SELECT Matricula, Data_Envio, Situacao_Malote, Codigo_Malote FROM MALOTES

3-      Sobre os passos do processo de desenvolvimento de um banco de dados, assinale a alternativa correta.

Primeiro é elaborada a modelagem conceitual, depois o projeto lógico e por último o projeto físico, que está diretamente associado ao SGBD.

4-      Você começou um novo desafio em uma equipe de projeto em banco de dados e nesse desafio você se deu conta que a principal base de dados da empresa está passando por problemas.

Nesse momento você entende que a normalização seja uma boa solução para muitos dos problemas, todavia você precisa justificas essa abordagem para a gerência da sua área.

Com relação a normalização, qual é o argumento mais correto?

 

Todos os argumentos apresentados estão corretos.

5-      Foi solicitado a Pedro relatório para o sistema contendo os seguintes dados: matricula do funcionário, nome do funcionário, data de envio e de conferencia do malote e descrição do conteúdo do malote, ordenada alfabeticamente pela descrição do conteúdo malote. Para a geração do relatório, Pedro tem que fazer uma consulta utilizando o comando SELECT da linguagem SQL

B- SELECT F.MATRICULA, F.NOME, M.DATA_ENVIO, M.DATA_CONFERENCIA,

    C.DESCRICAO FROM FUNCIONARIO F INNER JOIN MALOTE M ON F.MATRICULA =

    M.MATRICULA INNER JOIN CONTEUDOS CONTEUDOS C ON

    C.CODIGO_CONTEUDO = M.CODIGO_CONTEUDO ORDER BY C.DESCRICAO ASC

6-      Você necessita contratar um profissional para administração de Banco de Dados.

 Você precisa fazer algumas perguntas técnicas e medir as respostas dos candidatos.

 Um dos candidatos colocou as seguintes afirmações:

 I. Controle de concorrência é quando, em um banco de dados, usuários distintos tentam acessar a mesma informação e então é feito um controle entre essas transações

 II. Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade são conceitos fundamentais quando falamos em controle de concorrência.

 III. Bloqueio exclusivo é o único tipo de bloqueio possível quando falamos sobre controle transacional.

 Fazendo uma análise, na resposta do candidato:

d- Apenas as afirmações I e II estão corretas

 

7-      Você foi contratado para projetar um banco de dados de administração de um campeonato de futebol.

Um jogador de futebol possui número e nome e pode jogar em apenas um time, ou, em caso de desemprego, não jogar em nenhum time. Um jogador é identificado unicamente pelo seu CPF e pela sua data de nascimento.

Um time é composto de vários jogadores e possui nome, ano de fundação e mascote e endereço da sede do clube. O clube é identificado unicamente pelo número de registro na confederação

Sabemos que um endereço é composto por logradouro, número, complemento, CEP, cidade e estado.

 Pede-se

 1. Identifique as entidades, seus atributos e seus atributos chave;

 2. Descreva os relacionamentos entre as entidades (de forma literal, exemplo, um cliente possui no mínimo um e no máximo N carros)

1 - Para o banco de dados proposto, foram identificadas as seguintes entidades:

Entidade Jogador, que possui os atributos número, nome e é identificado por uma chave composta entre seu CPF e a data de nascimento.

Entidade Time é composta por nome, ano de fundação, mascote e é identificado pela chave primária do número de registro na confederação.

Entidade Endereço é composto de logradouro, cidade, estado e é identificado pela chave composta de número, complemento e CEP. A inferência decorre do fato de que o código CEP já identificará o logradouro, cidade e estado.

2 - Os relacionamentos identificados foram: Jogador trabalha para, no mínimo nenhum (desemprego) e no máximo um time. Um time possui N jogadores no seu plantel, não havendo de onde inferir a existência de um mínimo pelas regras propostas, sendo então posto um mínimo de um, por fins lógicos até obter a resposta oficial. Um time também possui um endereço, posto que o requisito é somente da sede, não incluindo outras dependências.

Explicação:

 Entidades:

 * Jogador. Atributos: CPF (chave), Data de nascimento (chave), Nome e Número

 * Clube: Número de registro na confederação (chave), Nome, Ano Fundação, Mascote

 * Endereço: Logradouro, Número (chave), Complemento (chave), CEP (chave), Cidade e Estado

 Relacionamentos:

* Um jogador JOGA em no mínimo zero e no máximo um clube

 * Um clube POSSUI no mínimo zero e no máximo N jogadores

 * Um clube POSSUI no mínimo um e no máximo um endereço

Prova de ética

 

8-      Quando buscamos compreender o que é cidadania e como é expressada pelo cidadão, devemos ter presente que ela é resultante de um aprendizado. Aprendemos a ser cidadãos.

 Porém, ao nascermos, a legislação nos garante cidadania, pois é papel da lei garantir a todos “um lugar” ao qual possamos identificar como nosso: a pátria, o lar, as garantias sociais etc.

 Para que a cidadania possa existir, ela inicialmente vem expressa legalmente e, depois, efetiva-se com a participação social, no cumprimento de deveres e na exigência de direitos.

 Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 Vivemos em uma sociedade na qual somos desafiados constantemente a nos adaptar ou alterar nossa realidade, pois, ao nascer, recebemos um contexto pronto, desenhado por

 terceiros. A cada dia, temos que aprender a conviver e a transformar este contexto, seja na luta pela por nossa sobrevivência, por estudo, por trabalho ou mesmo pelo direito à opinião.

 PORQUE

 A vivência da cidadania na vida política ou pública exige, de cada um de seus partícipes, cada vez mais transparência e correção das ações. É nesta sociedade que se vive a liberdade e que se arca com as consequências de seus atos.

b- As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

 

9-      A respeito da Economia Verde, analise a citação abaixo:

 ...economia verde acontece no sentido contrário às ações empresariais que dominam o mercado porque, nos dias atuais, algumas empresas prezam pelo preço dos seus produtos e não por qualidade ou por um processo de produção que leve em conta os custos ambientais e sociais (MENDES; MEISTER, 2016, p. 5, aula 16).

 Trazendo à discussão o que o trecho cita, é notado que a economia verde traz consigo em seu conceito um embate mercadológico, principalmente em economias que valorizam o custo baixo em detrimento da qualidade e dos efeitos causados ao meio ambiente. É uma nova forma de pensar proposto à atuação de diversas empresas, criando também novas vertentes de amplo espectro social. Pensando nessas particularidades da Economia Verde em comparação com o mercado tradicional, assinale a alternativa que indica outra característica advinda desse movimento:

e- A Economia Verde tem como complemento os empregos verdes, que valorizam a remuneração digna, a valorização dos ecossistemas e da formação adequada para esse fim.

 

10-   A partir da reflexão sugerida pelo poema de Bertolt Brecht - O Analfabeto Político – “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais".

 Faça uma reflexão acerca do poema e assinale a alternativa correta

 a- O desinteresse pela política tem consequências econômicas e sociais que afetam todas as pessoas: tanto as que participam ativamente da política como aquelas que se abstêm.

 

1.       O Brasil, assim como outros países que foram colonizados por povos europeus, possui um passado muito obscuro, violento e que é ocultado, ainda hoje, para suas populações. O trecho abaixo nos ilustra parte do problema:

 A invasão significou o maior genocídio da história humana. A destruição foi de ordem de 90% da população. Dos 22 milhões de Astecas em 1519, quando Hernán Cortés penetrou no México, só restou um milhão em 1600. E os sobreviventes são povos crucificados, submetidos a maus-tratos, em condições piores que a dos judeus no Egito e na Babilônia e dos cristãos sob os imperadores romanos, como dizem, muitas vezes, bispos defensores dos índios (BOFF, 1992, p. 10).

 Tanta violência tenta ser apaziguada com eufemismos, termos mais amenos que buscam, por exemplo, excluir a palavra "negro" do vocabulário cotidiano, quando pessoas comuns deixam de denominar alguém como "negro" e optam por chamá-lo de “moreno”; ou do vocabulário oficial, quando o IBGE utiliza os termos "preto" e "pardo" ao invés de "negro" em suas pesquisas.

Isto posto, assinale a alternativa que melhor relaciona a insistência em ocultar / velar o passado violento do Brasil com a construção das questões éticas e cidadãs:

c- É pelo fato de convivermos entre os diferentes que necessitamos da ética. A convivência exige uma compreensão sobre a diversidade, o que nos leva a refletir sobre o passado e sobre as dívidas sociais que precisamos solucionar para conviver melhor.

 

 

2.       Segundo Srour (2013), as empresas estão sujeitas a muitas realidades originadas pela dinâmica do capitalismo e, consequentemente, as ações morais ou imorais de seus executivos. Surgindo assim os diversos modos de agir que coloca a empresa como o “centro do mundo” e, com isso, um contexto de cinismos passa a ser aceito por quem dele faz parte.

 Considerando o texto abaixo:

Mineradora norueguesa tinha 'duto clandestino' para lançar rejeitos em nascentes amazônicas Além de um vazamento de restos tóxicos de mineração, que contaminou diversas comunidades de Barcarena, no Pará, a gigante norueguesa Hydro usou uma "tubulação clandestina de lançamento de efluentes não tratados" em um conjunto de nascentes do rio Muripi, aponta um laudo divulgado pelo Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde.

Após negar irregularidades, a Hydro admitiu, em nota, a existência do canal encontrado por pesquisadores. (...) após a confirmação do vazamento de uma barragem que continha soda cáustica e metais tóxicos (...) o mais grave de tudo, a empresa fez uma tubulação para jogar resíduos diretamente no ambiente". Segundo o Especialista "a população usa estas águas para recreação, consumo e captura de peixes". (...) Após ser informada sobre o laudo oficial, entretanto, a empresa norueguesa disse, em nota enviada à BBC Brasil, que "tem o compromisso de corrigir qualquer problema que possa ter sido causado pela sua operação".

 (Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43162472 - 23/02/2018)

 Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

 I. As práticas empresariais adotadas pela empresa Hydro estão relacionadas ao que Srour (2013) entende por moral da parcialidade.

 PORQUE

 II. Essa moral é entendida como a da parcialidade, isto é, serve a uma parte da sociedade, não a todos, e não deve servir como regra de conduta, pois a sociedade tornar-se-ia um caos se todos agissem desse modo.

 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

c- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

 

3.       Uma jovem conheceu um rapaz com quem teve relação sexual. O menino passou a fazer ameaças de publicação de fotos íntimas da adolescente, como uma forma de "troféu", de tal forma que ela ficou muito abalada emocionalmente a ponto de cometer suicídio.

 (fonte: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/11/17/adolescente-se-mataapos-ameaca-de-publicacao-de-fotos-intimas-e-imagens-do-suicidio-sao-vazadas.htm)

 Baseado no caso acima, avalie as afirmações a seguir:

 I. Trata-se de cyberbullying que é a violência que acontece em ambientes virtuais.

 II. Com o aumento de uso de redes sociais este tipo de prática hostil que também pode ser denominado como bullying virtual tem feito muitas vítimas jovens.

 III. Uma vez em rede, tem-se o controle sobre o que é colocado em público, pois as pessoas fazem a divulgação de situações tornando o acesso particular.

 IV. O cyberbullying possibilita também a pirataria de dados e a invasão de privacidade.

 É correto o que se afirmar em

c- I, II e IV

 

4.       O espaço escolar não deve apenas preocupar-se com a formação intelectual do educando, mas também e principalmente, com a sua formação enquanto ser humano ético, participativo, realizado no campo pessoal e profissional. (...) Acredita-se que só quando as atitudes cidadãs passarem a ser uma constante no espaço escolar e principalmente, em sala de aula, por todos aqueles que fazem parte do dia a dia do fazer escolar, é que se terá uma geração de cidadãos participativos, envolvidos com o próprio bem estar, assim como de seus semelhantes.

 (OLIVEIRA; THOMAZ, 2009, p. 3).

 Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1709-8.pdf

 De acordo com as informações dos autores e estudos do material, descreva com suas palavras, que tipo de atitudes cidadãs podem ser discutidas no dia a dia nas escolas e exemplifique estas ações.

 

Atitudes cidadãs são aquelas que fortalecem os elos sociais e representam a vitória da alteridade e pertencimento, diversas são as atitudes que podem ser trazidas para o ambiente escolar como: respeito à diferença, pela rejeição ao bullying em suas diversas formas, bem como comportamento proativo para redução de sua ocorrência pelos próprios alunos e professores (que, em alguns casos, tem comportamentos permissivos ou incentivadores dessa atitude); zelo pelo espaço comum, através da compreensão de que os espaços comuns beneficiam à todos e a vandalizar compromete a experiência e o bem estar de todos; respeito às regras sociais, que pode ser tão pequeno como a cortesia no tratamento entre os alunos e o corpo escolar até o respeito das ordens referentes à uso de equipamentos escolares; e cuidado com o meio ambiente, visto que, como bem frisa a constituição federal, trata-se de um bem intergeracional, que pode ser traduzido em cuidados com o descarte adequado de lixo ou no maior contato do aluno com a natureza nativa.

 Conceito: Certo - Pontuação: 4

 Explicação:

A existência da democracia depende da ética e, ao efetivarmos essas duas, encontramos a cidadania. Se, por um lado, isso é um desafio, por outro, temos muitos exemplos de situações na sociedade que nos gratificam com a participação, como um momento de realização humana e da vida em sociedade. Muitas atitudes já não são mais aceitas, como a exclusão de pessoas por questão de sexo ou de cor (raça). Outros aspectos ainda precisam ser mais incentivados e reafirmados, por exemplo, as experiências democráticas (na área política, nas empresas, nas organizações em geral) e a solidariedade (tanto individual, em nossas situações do dia a dia, como ajudando alguém, lutando por justiça, a fim de que não falte comida, moradia e trabalho para as pessoas). Esses exemplos e tantos outros que se poderia citar e, que veremos no decorrer desta aula, se tornam um convite para que se viva essas três dimensões: ética, democracia e cidadania.

Outra

A discussão a respeito dos refugiados ambientais se relaciona diretamente com o debate sobre direitos humanos. Como visto nas aulas 2 e 3, os alunos podem estabelecer relação com alguns princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por exemplo, o direito ao respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa. Além disso, aqueles em situação de maior vulnerabilidade têm a seu favor a Declaração como forma de garantia de seu espaço vital. Ao interpretar o mapa, é possível observar que os índices intermediareis e altos de populações afetadas por desastres naturais, estão em países em desenvolvimento, como na América Latina. Isso significa que a problemática das mudanças climáticas deve ser analisada não apenas do ponto de vista local, senão regional e global, e que os atingidos pelos desastres naturais devem ter seus direitos garantidos, frente a uma condição de vulnerabilidade que deve ser co- responsabilizada em nível global, em especial por países com modelos de desenvolvimento ambientalmente mais impactantes.

 

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